sábado, 29 de dezembro de 2012

Convívio de fim de ano

O convívio da Secção de Atletismo do GDG, no final de mais um ano desportivo, decorreu no dia de ontem, no Restaurante O Clássico, nesta cidade.
Lembraram-se os amigos ausentes, que, por motivos profissionais, não puderam comparecer à chamada, e houve ainda lugar para a inevitável foto (depois do saudável repasto).
Entre as boas recordações deixadas pelos inúmeros quilómetros galgados em persistência e muito, mas muito suor, em função da entrega de cada atleta ao emblema de que se orgulha, novos desafios foram lançados para 2013. E estudado o calendário desportivo, uma garantia foi assumida entre os presentes: a de continuar a dignificar a camisola do GDG - Grupo Desportivo da Gafanha, em todas as localidades em que os seus atletas estiverem presentes.
Do mais novo ao mais velho, todos são chamados a defender os ideais deportivos e a compreender a importância dos desafios que se colocam à medida que cada etapa se vai sucedendo, porque a estrada ou pista são a imagem da própria vida.
 
Bom ano a todos!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Venda de rifas

Encontra-se em andamento a campanha de angariação de fundos destinada a suprir as despesas de funcionamento da secção de atletismo do GDG - Grupo Desportivo da Gafanha.
     1º prémio: 1 bicicleta de montanha (Stand PABOL
     2º prémio: Produtos de cabeleireiro (Pente & Arte)
     3º prémio: Caixa de derivados de bacalhau (Valente Rosa, S.A.)
     4º prémio: Vale de 25€ (Ourivesaria Suíça)
     5º prémio: Vários artigos desportivos (Casual Shop

Os números serão sorteados pelos 3 últimos algarismos da Lotaria dos Reis.
A todos os que colaboram connosco, tanto na oferta dos prémios a sortear, como na compra e venda de rifas, os nossos sinceros agradecimentos.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

19ª S. SILVESTRE CIDADE DO PORTO

Realizou-se no dia 16 de Dezembro, pelas 18h00, mais uma edição da Corrida S. Silvestre na Cidade do Porto, que incluiu a 12ª Mini/Corrida e ainda a Caminhada, com partidas e chegadas junto à Câmara Municipal do Porto.
O GDG marcou presença com o nosso atleta Vítor Carlos, que cortou a meta na 401ª posição, entre 4839 atletas controlados à chegada.
Parabéns!

domingo, 16 de dezembro de 2012

CORTA-MATO DE ABERTURA

6 Km muito mais técnicos
 
A vila de Mozelos, em Santa Maria da Feira, recebeu, no dia 15 de dezembro, a edição deste ano do Corta-Mato de Preparação/3ºCross Carlos Vítor (mais conhecido como Corta-Mato de Abertura) de curta extensão – 6000 metros.
O GDG esteve representado pelo nosso veterano João Carlos Magueta, que cortou a meta em 22º lugar, cronometrado com 23’48, marca que o coloca entre os melhores do seu escalão de veteranos (M45) e o lança para mais uma época bem sucedida.
De acordo com as suas palavras, a alteração do percurso, relativamente a anteriores provas lá realizadas, beneficiou muito a prova, pois tornou-a muito mais técnica. Curvas muito apertadas e viragens bruscas foram os principais desafios que os atletas tiveram de enfrentar.
  

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

XI GRANDE PRÉMIO DA ADREP – VILA DA PALHAÇA

NOVO PÓDIO PARA OS INFANTIS

E enquanto vários atletas evoluíam no tartã da pista da UA, neste mesmo dia outros davam colorido às ruas da Palhaça, em Oliveira do Bairro, em mais uma edição do Grande Prémio da ADREP – Associação Desportiva e Recreativa da Palhaça.

Resultados:

Benjamins A - Femininos
18ª - Mariana Almeida – 2’10

Benjamins B - Femininos
14ª - Carina Rodrigues – 3’24

Benjamins B - Masculinos
21º - Fernando Cá – 3’30

Campeã entre campeões
24º - Ivan Júnior – 3’34
28º - Daniel Rodrigues – 3’43
30º - André Machado – 3’53
31º - Paulo Neves – 4’42

Infantis - Masculinos
9º - Diogo Madureira – 6’20
10º - Frederico Mendes – 6’29
11º - Rúben Gonçalves – 6’30
14º - José Cá – 6’54

Iniciados - Masculinos
27º - Rúben Mendes – 7’56

Juvenis - Masculinos
26º - Diogo Silva – 12’36

Seniores - Masculinos
Infantis Masculinos - 2º lugar
85 º - Vítor Carlos – 35’08
91 º - Fernando Carapelho – 38’50

Veteranos – Masculinos 40
28 º - João Bola - 45’37

Veteranos – Masculinos 45
19 º - João Magueta - 30’35
34 º - Tibério Magueta - 39’48

Por equipas:
Benjamins B - Masculinos
4º - GDG - 73 pontos

Infantis - Masculinos
2º - GDG – 30 pontos
A experiência partilhada

Nota final para a presença de Rosa Mota, campeã olímpica da maratona, no Jogos de 1998, que amadrinhou esta edição da prova. Para além de dinamizar, com a sua alegria contagiante, a zona de partida e chegada, deu inúmeros autógrafos, entregou prémios, deixou-se fotografar e até deu uma preciosa ajuda na logística. Pela educação, através do atletismo, de uma forma totalmente disponível. Um grande exemplo.

Brilhantes campeões!

A recolha de imagens pode ser vista a partir do separador de fotos inserido nesta página, à direita. Fotos de Paula Rodrigues (DR).

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TORNEIO DE ABERTURA DE PISTA

GDG no ATAQUE AO TARTÃ


Pista da Universidade de Aveiro - UA
O GDG marcou presença na pista da Universidade de Aveiro (UA), para a jornada de abertura da época. A organização coube à Associação de Atletismo de Aveiro, e o nosso clube esteve representado pelos atletas Tatiana Gomes, Juvenal Magueta, Leonardo Ferreira e Rafael Fontes, com particular destaque para o júnior Leonardo Ferreira, com o 1º posto na final 3 de 300 metros planos e o 2º lugar nos 60 metros planos.
 
Resultados:
300 Metros Planos (Masculinos)
Final 3

1º - Leonardo Ferreira - 40'45
4º - Juvenal Magueta – Vet. - 46'93
6º - Rafael Fontes - 58'25

60 Metros Planos (Masculinos)
Série 6

2º - Leonardo Ferreira - 8'06
5º - Rafael Fontes - 8'89
6º - Juvenal Magueta – Vet. – 8'93

60 Metros Planos (Femininos)

5ª - Tatiana Gomes - 9'46

O 5º lugar alcançado pela Tatiana Gomes foi obtido pela diferença de 5 milésimos.

domingo, 25 de novembro de 2012

1ª CORRIDA PEDESTRE - Gesto Solidário

GDG NO BIO RIA

A nossa secção de atletismo esteve presente na 1ª Corrida Pedestre - Gesto Solidário, que teve lugar no percurso Bio Ria, entre os esteiros de Salreu. A nossa equipa esteve representada por 6 atletas, porque, independentemente das distâncias e do quadro de prémios, é imperativo colaborar com iniciativas deste género.  
Organizada pelo Clube de Atletismo do Agrupamento de Escolas de Avanca, e com o objetivo de angariar fundos para a Cerciesta, a bonita paisagem assistiu a mais uma prova de atletismo que juntou o útil ao agradável, mesmo nas condições meteorológicas um pouco adversas.
A nossa equipa ganhou um justo e merecido prémio, depois de, à chegada, cada atleta ter direito a participar no sorteio de uns brindes, mediante uma senha numerada. O prémio sorteado fez aumentar ligeiramente a temperatura ambiente, experiência que nos dispomos a testar em posterior ocasião  festiva de confraternização.   
E tudo a bem do desporto!


 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PROSSEGUEM OS TREINOS

Em plena forma

Prosseguem os treinos de atletismo, orientados pelos treinadores João Carlos Magueta e Juvenal Magueta, no Complexo Desportivo do Grupo Desportivo da Gafanha, com um número regular estimado de 20 atletas.
A preparação decorre nos cinco dias úteis da semana, entre as 19 e as 20h, salvaguardando as especificidades das diferentes faixas etárias. Os juvenis têm três treinos semanais, enquanto os infantis e iniciados cumprem o plano à terça e sexta-feira.
O calendário já está confirmado e a equipa conta já com diversas participações em provas de estrada no distrito. Também é de referir a abertura da época de corta-mato, estando as primeiras provas agendadas para o mês de Dezembro, para o que é necessário estar em plena forma. 
 

A consultar: Revista Técnica da FPA nº6, O Treino com Jovens, Julho, 2009

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

GP de S. Martinho

GDG em Travanca

Este ano a coincidir com o dia 11, realizou-se mais um Grande Prémio de São Martinho, na freguesia de Travanca, em Oliveira de Azeméis. Este evento vai na sua 4ª edição e foi mais uma vez organizado pela Associação Cultural de Travanca, cujo empenho e dedicação em favor do desporto para todos merece nota de valor. A par das várias corridas, a iniciativa contou ainda com a 3ª Caminhada de Voluntariado, cada vez mais participada.  
As provas começaram bem cedo, englobando todos os escalões, desde os benjamins aos veteranos.
O GDG esteve representado por dois atletas, que ainda fizeram os primeiros quilómetros conjuntamente. Todavia, concluíram a prova em tempos distintos, em virtude das dificuldades encontradas no «sobe-e-desce» da localidade, em que importa lembrar a presença de muito público ao longo de todo o percurso.

Resultados:

Juniores/Seniores Masculinos – 6500m
71º - Fernando Carapelho - 32'49

Veteranos Masculinos I – 6500m
59º - Hélder Ramos - 34'20

Fotos de Sandra Silva Ramos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

GRANDE PRÉMIO TERRA NOVA

Infantis no pódio

A 20ª edição do GP Terra Nova saiu para a estrada na manhã soalheira do passado domingo, mais uma vez bem concorrido por equipas vindas praticamente de todo o distrito, para além de contar com um considerável conjunto de filiadas noutras associações. Nesta prova que atingiu a maioridade, a participação de atletas vindos de várias regiões do nosso País tem sido mais uma prova de tal forma ganha, que não se afigura de muito positivo arriscar na tendência descentralizadora do GP, há muito enraizado no calendário desportivo desta cidade, porquanto aberto à população e bem identificado com as suas motivações.   
Se a frescura deste outono convidava à animação salutar das ruas de Ílhavo, cidade que acolheu esta edição, num processo de rotatividade que se aponta como inovador pelas freguesias do concelho, pese o palmarés da iniciativa, a ausência de público foi a falha mais notada pelos atletas, por via da escolha dos percursos. Isto porque também cabe aos atletas avaliar o nível de realização deste género de iniciativas, graças aos conhecimentos adquiridos em inúmeras provas em que participam. De modo que é sempre aconselhável contar com a sua opinião, no sentido de promover o aperfeiçoamento de âmbito logístico e técnico de cada prova, como estratégia de convite alargado ao maior número de interessados.

Resultados dos nossos atletas:

1º ano escolas femininos
29ª Mariana Almeida str

3º/4º ano escolas femininos
17ª Carina Rodrigues str

3º/4º ano masculinos
35º Ivan Junior str
45º Daniel Rodrigues str
61º André Machado str

Infantis masculinos
Rúben Gonçalves str
Diogo Madureira str
12º Frederico Mendes str
14º José Ká str
18º Cláudio Santos str

Equipas: 3º lugar – 40 pontos

Iniciados masculinos
14º Jorge Sousa 7:35:00
17º Rúben Mendes 7:41:00
38º Tiago Santos 9:09:00

Equipas: 5º lugar – 53 pontos

Juvenis masculinos
14º José Neves 12:16:00
25º Diogo Silva 14:38:00
26º Daniel Santos 15:25:00

Equipas: 6º lugar – 65 pontos

Seniores masculinos
22º Eugénio Neves 31:11:00
36º Fernando Carapelho 36:29:00
43º Evangelista Santos 48:34:00

Veteranos masculinos (classificação agrupada)
João Magueta 29:37:00
12º Paulo Gomes 29:53:00
18º Paulo Almeida 31:07:00
43º Hélder Ramos 37:22:00
45º Tibério Magueta 39:32:00
48º Juvenal Magueta 40:28:00

Equipas: 9º lugar – 112 pontos

Chegados à meta, técnicos e dirigentes da secção de atletismo manifestaram as respetivas preocupações de gestão dos fundos destinados à equipa de atletismo mais prementes ao Presidente da Câmara Municipal, que expôs os níveis de relação institucional com o GDG e se disponibilizou a promover novos apoios e investimentos, sempre sob princípios de exigência.
 
Tudo a bem do desporto, particularmente do atletismo.

Para mais 20 anos.

str - sem tempo registado

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

17º GP DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Integrado nas comemorações do Feriado Municipal de São João da Madeira, correu-se na noite do passado sábado (dia 13) o 17º Grande Prémio Internacional de Atletismo "11 de Outubro", organizado pelos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de S. João da Madeira.
É uma prova com um número crescente de atletas oriundos de várias regiões do nosso País, atraídos sobretudo pelos prémios monetários cada vez mais apetecidos, face ao momento de dificuldades económicas que atravessamos. E os problemas ocorridos no fim da prova principal terão sido motivados exatamente por alguma avidez dos euros.
Preferimos sublinhar o empenho dos nossos atletas e de todos os que, anonimamente, corporizam os verdadeiros fins do desporto sadio. Mas também não podemos deixar de anotar o que de menos positivo avaliamos nas várias realizações em que vamos participando. 
Para quem vive o atletismo de forma descomprometida, e sem participar com qualquer motivação aliada à lista de prémios monetários, manifestamos a nossa perplexidade pelas reações de alguns atletas que, chegados à meta, parecem apenas preocupados com a fatia pecuniária ganha com o seu esforço, secundando a obediência às obrigações impostas por cada entidade responsável pelas iniciativas em prol do desporto.    
É de notar que a organização desta prova trabalhou bastante para conseguir uma lista de prémios convidativos, facto que tem contribuído para a elevação do estatuto da mesma, pelo que cabe a todos (mas muito particularmente aos atletas) respeitar as ordens de cada organização e defender, pelo suor e pelos valores da honestidade e seriedade, os princípios fundadores da boa prática desportiva. Porque mesmo em terra desconhecida, os exemplos ficam.  

Resultados (classificação geral):

8000m
V45 -
205º João Capeloa - 35'33
SEN - 277º - Fernando Carapelho - 38'41

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

VII Grande Prémio Santander Totta

3 pódios para o GDG


Das várias cidades que têm organizado este GP, coube a sétima edição a Aveiro.
Foi no dia 2 de setembro, uma agradável manhã de domingo, que contou com a presença de um lote considerável de equipas nacionais. O vencedor sénior foi Leonel Fernandes, que, minutos antes da partida, já dera garantias da sua determinação em bater a concorrência. Confirmou as suas melhores expectativas, chegando isolado à meta, confidenciando-nos, depois dos prémios recebidos, ter gerido o seu esforço e dado mais andamento à passada a 2000 metros do fim.
No que à nossa equipa respeita, merecem especial destaque os resultados de Vasco Ladeira (4º lugar em VET3 +50) e os nossos atletas mais novos, com Frederico Mendes e Rúben Gonçalves (Infantis) e Diogo Silva (Iniciados) a ter honras de subida ao pódio, graças às boas prestações nas ruas da Cidade da Ria.

Resultados:

INFANTIS (Masc)

2 º - Frederico Mendes - str
3 º - Rúben Gonçalves - str
4 º - João Meira - str

INICIADOS (Masc)
3 º - Diogo Silva - 9'32

JUVENIS (Masc)
4 º - Daniel Silva - 9' 02
5 º - André Meira - 9' 33

SENIORES MASCULINOS
47 º - Fernando Carapelho - 45'42

VET1 +40 MASCULINOS
12 º - Paulo Almeida - 38'08
18 º - Manuel Varela - 48'11

VET2 +45 MASCULINOS
9 º - João Magueta - 35'43
22 º - Hélder Ramos - 47'38

VET3 +50 MASCULINOS
4 º - Vasco Ladeira - 36'36

str - sem tempo registado
fotos de Fernanda Silva

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17KM PORTO DE MÓS/SERRA D’AIRE

É já este domingo, dia 20, que tem lugar a 26ª edição dos 17 Km Porto de Mós/Serra D'Aire, prova organizada pela Câmara Municipal de Porto de Mós.

Prova de estrada e com troços típicos de montanha, tem a saída marcada para as 10 horas, na Praça da República de Porto de Mós, com passagem nas Gruta de Alvados (passa dentro da Gruta) e na Serra de Santo António, terminando nas Grutas de Santo António. É um percurso exigente, feito quase sempre em subida, o que torna este desafio ainda mais aliciante.

A representação do GDG está a cargo do veterano João Carlos Magueta, que alinha no escalão M45, a quem desejamos muita garra para galgar a distância e ultrapassar as dificuldades que forem surgindo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

XXVIII MEIA MARATONA DE CORTEGAÇA

Correu-se no último domingo mais uma edição da Meia Maratona de Cortegaça, prova que todos os anos anima a pacata vila vareira e atrai atletas e amantes da modalidade oriundos de todo o País. Seja pelo perfil da prova, seja até pela paisagem, estamos em crer serem estas as principais condições para tão vasta preferência, facto que fez com este ano fosse batido o recorde de inscrições e o de atletas controlados à chegada.
A nossa equipa esteve representada por dois atletas: João Magueta e Vasco Ladeira, os mais rotinados nestas distâncias, que percorreram os 21 quilómetros com tempos invejáveis para atletas de escalões inferiores. Aqui, a veterania faz toda a diferença.
De acordo com a opinião de João Magueta, as condições climatéricas foram favoráveis e a organização esteve à altura do historial da prova, apesar de ainda serem notadas algumas falhas de controlo dos atletas prevaricadores, infelizmente em grande número, o que perturba sobretudo aqueles que encaram estas realizações dentro de parâmetros de justeza e honestidade.
Resultados:
Veteranos Masculinos II - Escalão C
157º - João Magueta - 1:25:00
Veteranos Masculinos III - Escalão D
163º - Vasco Ladeira - 1:25:24
Estivemos (muito bem) representados. Parabéns!
(fotos oficias da prova, devidamente identificadas)

domingo, 6 de maio de 2012

IV GP de Atletismo Acuinova - CCR Praia de Mira

Saiu hoje para a estrada o IV GP de Atletismo de Mira, numa organização do Centro Cultural da Praia de Mira / Associação Sócio-Cultural da Valeirinha, prova inscrita no calendário oficial da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, que uma vez por ano traz àquela vila os melhores atletas do pelotão nacional.
Esta prova incluiu o III GP de Marcha e tornou a contar com a participação dos nossos atletas, não em número suficiente para assaltar a classificação por equipas, mas à altura das distâncias regulamentares, tendo obtido as seguintes classificações:

INFANTIS MASCULINOS – 1500 m
8º - Frederico Mendes - 07:21

SENIORES MASCULINOS – 7200 m
35º - Paulo Almeida - 29:47

VETERANOS MASCULINOS 1 – 7200 m
12º - João Magueta - 27:31

VETERANOS MASCULINOS 2 –7200 m
8º - Vasco Ladeira - 27:35


De realçar o empenho da organização, que, numa época em que muitas provas não se concretizam por falta de apoios, conseguiu angariar prémios monetários num total superior a dois mil euros.
Parabéns a todos!

domingo, 25 de março de 2012

27º GP de Estarreja

Infantis no pódio
A cidade do Antuã encheu-se de cor para mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo, que não se livrou de uma polémica que começa a estar na rotina das organizações deste género de provas.
Desta vez os protestos foram bem mais expressivos, principalmente de vários atletas nacionais, que, tendo-se apercebido da presença de quatro atletas africanos (quando a participação estrangeira tinha sido limitada pela organização a três), boicotaram um primeiro tiro de partida, o que provocou um atraso de cinco minutos.
Para lá das inúmeras discussões que tal situação gerou, em que não se revêem muitos atletas, e atendendo ao espírito como encaramos a nossa presença nestas iniciativas, preferimos destacar a grata lembrança de António Leitão, num minuto de silêncio antes da partida da prova principal, pelo prestígio que deu ao atletismo português.
É claro que não podíamos esquecer mais uma boa prestação dos nossos atletas. E, apesar do calor pouco habitual para o início da estação, o GDG trouxe boas recordações desta prova, com grande destaque para a excelente prova dos infantis masculinos, que lhes deu direito a uma subida ao pódio.

Resultados:
Infantis Masculinos – 1500m
9º - Rúben Gonçalves - 5'37
14º - Frederico Mendes - 5'54
19º - João Meira - 6'08
3º lugar por equipas – 42 pontos

Juvenis Masculinos – 3800m
19º - Diogo Silva - 11'31
24º - Daniel Santos - 12'06
25º - André Meira - 12'21
28º - Guilherme Pata - 13'36
4º lugar por equipas – 68 pontos

Seniores Masculinos – 10000m
58º - Paulo Almeida - 42'31
86º - Fernando Carapelho - 49'22

Veteranos Masculinos 1 – 10000m
49º - Hélder Ramos - 54'48
50º - João Bola - 60'00

Veteranos Masculinos 2 – 10000m
14º - João Magueta - 39'20
Veteranos Masculinos 3 – 10000m
11º - Vasco Ladeira - 40'02
Prometemos voltar no próximo ano.

domingo, 18 de março de 2012

30º GP de Albergaria-a-Velha




Correu-se este domingo mais uma edição do GP de Albergaria, organizado pelo Clube Desportivo de Campinho, em que tornou a pairar a controvérsia, por via da participação de atletas estrangeiros, que vão beneficiando de alguma passividade da Federação Portuguesa de Atletismo, instituição que deveria aconselhar as organizações das provas acerca dos melhores procedimentos.
Isto porque temos, por um lado, as organizações a querer potenciar o interesse desportivo, abrindo a participação a atletas estrangeiros, que assumem a inscrição com total profissionalismo; e por outro, há os atletas nacionais, que procuram algum encaixe financeiro nas provas de estrada, já que o rendimento mensal fornecido pelos respectivos clubes (quando existe) é manifestamente reduzido.
Polémicas à parte, os nossos atletas não recusaram a chamada e contribuíram para uma excelente representação do GDG, em que é mais que justo destacar nova presença no pódio dos nossos Juvenis Masculinos.

Resultados:
Infantis Masculinos – 1500 metros
10º Frederico Mendes - 5’11
11º Rúben Gonçalves - 5’13
15º João Meira – 5’52
Iniciados Masculinos – 2400 metros
16º Fábio Almeida - 9’42
Juvenis Masculinos – 3200 metros
13º Diogo Silva – 9’36
15º André Meira – 9’56
17º Daniel Santos - 10’43
18º Guilherme Pata - 12’ 03
Seniores Masculinos – 10000 metros
20º Paulo Almeida - 42’37
27º Fernando Carapelho - 48’03
Veteranos 40/44 Masculinos – 10000 metros
11º - João Bola - 58’20
Veteranos 45/49Masculinos – 10000 metros
4º João Magueta - 38’02
Veteranos 50/54 Masculinos – 10000 metros
6º Vasco Ladeira - 38’48

Na classificação por equipas, o GDG atingiu os seguintes resultados:
Infantis Masculinos - 36 pontos
4º lugar
Juvenis Masculinos - 45 pontos
3º lugar
Veteranos Masculinos - 75 pontos
4º lugar

Mais uma excelente jornada dos nossos campeões.
Muitos parabéns!