domingo, 22 de dezembro de 2013

Gala do Atleta do Ano 2013

Distinção merecida
João Carlos Magueta foi distinguido, este sábado, pela Associação de Atletismo de Aveiro (AAA), como Atleta do Ano 2013, no escalão de veteranos, em resultado da marca obtida na prova de 3000 metros obstáculos, realizada no Luso, no dia 13 de julho, com o tempo de 12:01,45, marca que o consagrou como o melhor atleta nacional do seu escalão. 
O nosso representante nestes campeonatos nacionais de pista ao ar livre, que decorreram no Centro de Estágios do Luso, subiu ao segundo lugar  do pódio nos 400 Metros Barreiras, com um tempo de 1:28,10, prova efetuada imediatamente após aquela que lhe permitiu a distinção honorífica pela época.
O premiado exibe o diploma entregue por Manuel Rodrigues,
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAA
atleta e treinador veterano do Grupo Desportivo da Gafanha - GDG sagrou-se Campeão Nacional Veterano dos 3000 metros obstáculos, tendo recebido o galardão na 2ª Gala Anual da AAA, ontem realizada no Centro de Congressos, em Aveiro. 
João Carlos Magueta e Fernanda Silva,
o par incansável no apoio ao atletismo do GDG
A AAA reconhece e premeia publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes, treinadores e juízes que mais se destacaram ao longo da última época desportiva no distrito de Aveiro.
Os nossos sinceros parabéns!

Fotos de José Azevedo

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Abriu a época de pista

GDG sempre presente

Está aberto o calendário oficial de provas de pista, com a realização do Torneio de Abertura, cuja responsabilidade cabe à Associação de Atletismo de Aveiro (AAA).
O local de concentração foi a pista da Universidade de Aveiro, onde evolui centena e meia de atletas, em representação de quase 20 clubes filiados na AAA, no fim de semana de 14 e 15 de dezembro. 
O GDG fez-se representar unicamente pelo nosso veterano João Carlos Magueta, nos 150 metros planos, numa série que incluiu atletas juvenis e iniciados e que resultou numa luta desigual. 
Mais importante que o tempo conquistado (5º lugar - 23,79), foi aferir as condições de resposta a períodos de esforço de curta duração, como são as provas entre 100 a 300 metros. Tudo ainda por causa das tormentas associadas à lesão incómoda de há praticamente sete meses, o que o tem impedido de atingir melhores desempenhos.

S. Silvestre da cidade do Porto

À conquista do Norte 


Realizou-se no final da tarde do dia 15 de dezembro a 20ª S. Silvestre Cidade do Porto, em que estiveram envolvidos 6 atletas do GDG, todos no escalão de veteranos. 
A partida e chegada foi na Av. dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto, desta prova que integrou uma mini corrida e caminhada, com a distância de 5 kms e sem fins competitivos.
A partida para a distância de 10 kms fez-se por grupos, mediante o tempo estimado por cada atleta inscrito, essencialmente por via dos muitos milhares de entusiastas que acorrem à Cidade Invicta para desfrutar do prazer da corrida ao ar livre e em meio urbano.   


Resultados:
VM35
381º - Vítor Carlos - 00:48:22
Da esquerda para a direita:
Armando Correia, Vítor Carlos, Vasco Ladeiro,
João Magueta, Vítor Ramos e Paulo Almeida

VM40
41º - Armando Correia - 00:39:22
75º - Paulo Almeida - 00:40:45

VM45
122º - Vítor Ramos - 00:44:03

VM50
28º - Vasco Ladeiro - 00:39:22
112º - João Magueta - 00:46:41


Os nossos atletas reconheceram as dificuldades do percurso, que bem podia ser efetuado num circuito mais próximo da zona central da baixa portuense, dada a enorme afluência de público. 
As prestações da nossa representação foram muito dignas, mau grado terem acusado algum cansaço, o que é perfeitamente normal, tomando em conta a sucessão de provas em que estiveram envolvidos ao longo do ano, mesmo para os atletas que estiveram em luta com as terríveis lesões. Foram os casos de Vasco Ladeiro, que parece já ter retomado a forma que há muito se lhe reconhece; de Vítor Carlos, que regressou às nossas estradas com as cautelas devidas; e o caso de João Magueta, ainda com o incómodo tendão a dar muito que contar.
Oxalá todos recuperem as melhores competências, porque contamos com esta equipa em 2014. 

Foto da nossa página do facebook:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=554970364592113&set=a.554970041258812.1073741852.421687564587061&type=1&theater

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

XII Grande Prémio da ADREP

MATEUS PRIMEIRO
 
Numa parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a Junta de Freguesia da Palhaça, e integrada nas comemorações do 37º aniversário da Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP), saiu para a estrada no passado domingo, dia 1 de dezembro, mais um Grande Prémio em Atletismo “Vila da Palhaça - Oliveira do Bairro”, prova igualmente destinada a alunos do 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, nas categorias de Benjamins A e B.
Trata-se de uma iniciativa há vários anos agendada no programa de provas regionais de estrada, a que o GDG não tem faltado.
Este ano estivemos representados com 9 atletas, todos controlados à chegada, e damos o mais que merecido destaque ao nosso benjamim Mateus Pinheiro, que bateu a concorrência na sua prova.
 
Resultados:

Benjamins A Femininos  - 400m

Beatriz Pinheiro nos metros finais
18ª - Leonor Silva

Benjamins A Masculinos - 400m
1º - Mateus Pinheiro 
5º - Rafael Silva

Benjamins B Femininos - 850m
9ª - Beatriz Pinheiro - 3'19

Benjamins B Masculinos - 850m
14º - Eduardo Oliveira - 3'18

Seniores Masculinos - 8100m
67º - Gilberto Pereira - 34'03
75º - Fernando Carapelho - 36'47

Veteranos Masculinos II (45-49) - 8100m
21º - Vítor Ramos - 31'47
27º - João Coelho - 36'15

Foto de João Lino

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

1ª Corrida Popular de Santa Maria da Feira

Por terras de Santa Maria

Com partida marcada para as 10h30 deste domingo, correu-se a 1ª edição da Corrida Popular de Santa Maria da Feira, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, da Atletas.net e do Clube Desportivo Feirense. A correr em casa, este foi o clube mais representado e que levou ao mais alto lugar do pódio da classificação geral feminina uma sua corredora júnior.

Apesar do sol parecer muito convidativo à prática desportiva ao ar livre, o que trouxe largas centenas de atletas populares e caminheiros às ruas, o facto é que as temperaturas pouco subiram com o avanço da prova, a não ser as geradas pelo esforço dos mais de 400 atletas controlados à chegada. E como se a manhã arrefecida não tentasse complicar um bocadinho a tarefa dos atletas, com um vento arrepiante de Leste a bater no rosto, havia ainda que contar com um percurso de altimetria muito irregular. Que o digam aqueles que não dosearam bem os esforços para poder compensar os desníveis dos dois últimos quilómetros, muito, mas mesmo muito exigentes. Principalmente a aproximação aos 9000 metros.
Da esquerda para a direita,
1º plano: Vasco Ladeiro e Gilberto Pereira
2º plano: Fernando Brás, Vítor Ramos e Hélder Ramos  
A nossa equipa esteve muito bem, com Vítor Ramos e Vasco Ladeiro a cortarem a meta praticamente a 1' de diferença. E como o regulamento não previa classificação para equipas, cada um avaliou o trajeto conforme as disponibilidades, situando-se os restantes elementos em médias inferiores aos 5'/Km.
Olhando ao critério de tempo decorrido, importa destacar a prestação de Vasco Ladeiro, que cumpriu com uma média inferior aos 4'/Km, o que define as suas qualidades de excelência como veterano fundista. De facto, e após mais de meio ano a recuperar de uma grave lesão, o que o forçou a parar toda a atividade associada à corrida, eis que retoma progressivamente a melhor forma, num regresso há muito aguardado pelos seus companheiros de estrada. Para um  atleta do seu escalão, nas condições anteriormente referidas, foi uma boa marca. Sem dúvida!
O mesmo possamos dizer de outros atletas da nossa equipa, a breve trecho, pois ainda se encontram em recuperação. 

Resultados (classificação geral de masculinos):

50º - Vasco Ladeiro - 39'26
67º - Vítor Ramos - 40'30
203º - Gilberto Pereira - 47'49
228º - Fernando Brás - 49'21
232º - Hélder Ramos - 49'32

Para o ano, ainda teremos forças para subir ao castelo...

Foto de Hélder Ramos


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

V GP SÃO MARTINHO - TRAVANCA

Não há castanhas doces...

Correu-se mais uma edição do GP São Martinho, organizado pela Associação Cultural de Travanca (ACT), de Oliveira de Azeméis, e que consta do calendário anual da Associação de Atletismo de Aveiro. 
Ganhámos na sequência
Realizada no passado dia 17, um domingo de temperaturas próprias para esta época e com uma brisa muito fresca, a prova contou com a participação de 400 atletas controlados à chegada, situada nas imediações da Junta de Freguesia.
Com um percurso bastante acidentado e marcado pelo constante sobe-e-desce, esta prova é reveladora das naturais dificuldades que um atleta treinado em ambientes habitualmente planos sente. E este ano ainda foi mais exigente, por força de pequenos ajustes na distância regulamentar - 6500 metros.       
Da nossa equipa, importa destacar Fernando Carapelho, em representação do GDG no escalão dos seniores, e o regresso à competição do nosso atleta Vasco Ladeiro, há alguns meses arredado destas lides, por causa de uma sempre incómoda lesão. Podemos dizer que, sem desprimor para os restantes veteranos (Vítor Ramos cumpriu de forma exemplar, tendo em conta algumas limitações de ordem vertebral), a prestação foi excelente para regresso a provas oficiais. E que teste!        
O técnico João Magueta acompanhou os atletas. 
Vítor Ramos,
com a meta no olhar

Resultados:

Seniores Masculinos
58º - Fernando Carapelho - 36'03

Veteranos Masculinos
47º - Vasco Ladeiro - 31'26
53ºVítor Ramos - 32'06
110ºHélder Ramos - 40'06

Por equipas
16º - GD Gafanha - 210 pontos

Fotos de Conceição Correia


terça-feira, 29 de outubro de 2013

21º Grande Prémio TERRA NOVA

No ponto de partida


Rafael Silva - 3º lugar - Escolas  4º ano
Voltámos a correr nas ruas da nossa cidade, depois de um curto interregno (má experiência!), em que até o sol teve as portas abertas à festa que é o atletismo. Eis o verdadeiro espírito que faz acorrer inúmeros atletas ao GP Terra Nova, destacada marca distintiva das realizações desportivas na nossa região, e que, por isso mesmo, deve manter-se no local natural onde nasceu.
Esta edição contou com mais de 800 atletas inscritos, número que se pretende maior, a avaliar pelo entusiasmo dos representantes de clubes inscritos pela primeira vez.
Ivan Fidalgo - 2º lugar - Escolas 2º ano
Com o nosso técnico João Magueta  
Um Grande Prémio que não é apenas um conjunto de corridas agendadas, mas vale muito pela criatividade levada a cabo pelas crianças, como serve de exemplo a pintura manual da viatura de acompanhamento dos atletas, para além das atividades especialmente dirigidas aos mais novos: pinturas faciais, teatro, danças e insufláveis; bem como aos adultos: rastreios de controlo de tensão arterial e sessões de ginástica aeróbica, por exemplo, o que faz do Jardim 31 de Agosto um enorme fórum de salutar convívio e encontro de gerações. O desporto assim tem muito mais valor.
 
Carlos Afonso - 2º lugar Benjamins
António Rocha, da Associação Cultural e Recreativa de Cambra (Vouzela), e Sara Pinho venceram as provas principais, corridas a muito bom ritmo, por via do percurso sempre plano.
 
Apesar das lesões que atormentam alguns atletas da nossa equipa, muito sérias e de demorada recuperação, como são os casos das de Vasco Ladeiro, João Magueta e Vítor Carlos, os nossos corredores tiveram prestações muito dignas e souberam, uma vez mais, dar o seu suor pela honra das cores do GDG. Nota para a prova do nosso atleta Juvenal Magueta, que, com um surto gripal, não ficou a ver os outros correr. A muito esforço, percorreu os 8000 metros e ainda foi capaz de uma marca de relevo no seu escalão.
 
Resultados:
 
Escolas
1º ano
20ª - Leonor Silva – 0’54
2º ano
2º - Ivan Fidalgo - str
3º ano
13ª - Lara Pereira – 6’28
4º ano
3º - Rafael Silva - 4’32
4º - Mateus Pinheiro – 4’33

Benjamins Masculinos
2º - Carlos Afonso - str

Infantis Femininos
15ª - Carina Rodrigues – 7’46
21ª - Tatiana Almeida - 8’13
22ª - Gabriela Gonçalves – 9’49
Juvenal Magueta nos metros finais
Coletiva Infantis Masculinos e Femininos
5º - 58 pontos

Seniores Masculinos
33º - Gilberto Pereira – 35’15
36º - Fernando Carapelho – 36’52

Coletiva Masculinos
11º - 176 pontos

Veteranas
6ª - Maria Graça – 40’09
9ª - Margarida Carvalho – 47’13

Veteranos Masculinos
12º - Armando Correia - 29’49
24º - Paulo Almeida - 31’32
40º - Vítor Ramos - 34’15
51º - Juvenal Magueta – 37’26
58º - Hélder Ramos – 38’21
67º - Evangelista Santos – 51’48

Fotos de Vítor Carlos e de Cristina Ramos


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

21º Grande Prémio Terra Nova

Corremos em casa
 
É já este domingo que sai para a estrada mais uma edição do GP Terra Nova, novamente no local de origem e depois do experimentalismo da última edição. Independentemente de condicionalismos de ordem secundária, presumivelmente identificados com calendários de ordem política, é bom voltarmos a ver as nossas ruas com um colorido animador e saudável.
O GDG não podia faltar. A secção de atletismo conta com 28 elementos inscritos na sua equipa, em todos os escalões, a percorrer as ruas da nossa cidade, para que todos possamos apoiar as nossas cores.    
Saiamos à rua para aplaudir os atletas, uns vindos mais de longe que outros, e, por isso, menos familiarizados com a nossa população, é certo, mas que sentem prazer por participar nesta prova marcante no calendário da Associação de Atletismo de Aveiro, dado ter já atingido a maioridade.
Podemos afirmar que é uma das pouquíssimas provas nacionais em que não há qualquer custo de inscrição, o que não lhe retira qualquer mérito organizativo, pois o fundamental é entrar na corrida pelo puro prazer. Não tem prémios monetários, também é verdade, mas isso não tem impedido de termos no nosso meio excelentes fundistas e meio-fundistas de âmbito regional, que aproveitam este primeiro domingo da chamada hora de inverno para aumentar a carga de treino de estrada, em ordem a prepararem-se para a época que vai entrado a sério.  
Uma prova aberta à participação de todos, em que o destaque vai muito para as crianças das nossas escolas e para os atletas da corrida adaptada.
O GP Terra Nova deve ser sempre realizado onde teve a sua origem. O seu espaço natural é na nossa cidade.
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

XVIII Grande Prémio Internacional “11 de outubro”

Sempre presentes

Integrado nas comemorações do feriado municipal de São João da Madeira, teve lugar mais uma edição do Grande Prémio Internacional 11 de outubro, iniciativa da responsabilidade dos trabalhadores do respetivo município. Foi no passado sábado, dia 12, em noite amena e com um aroma a castanhas assadas como convém nesta estação do ano.   
São muitas as equipas que, anualmente e de Norte a Sul, comparecem para animar as ruas da cidade, participando nesta prova que prima pela originalidade, a verificar pela aceitação generalizada que as corridas noturnas estão a ter na atualidade. Um pouco por todo o País, sucedem-se as iniciativas deste género, que, de São João da Madeira, levam a muitas outras localidades o espírito do desportista que aproveita a frescura da noite para pôr o corpo em movimento.
O GDG – Atletismo esteve presente com 5 atletas, nos escalões de seniores e veteranos, a percorrer os habituais 8000 metros, nesta edição com um percurso ligeiramente diferente. O circuito criado centrou-se nas avenidas mais próximas dos Paços do Concelho, num circuito com subidas muito prolongadas e de assinalável inclinação, excetuando o trajeto em direção ao Hospital.
O ritmo imposto pelos atletas mais cotados foi determinante para a obtenção dos melhores tempos na casa dos 20’, conforme previsões do conhecido fundista José Moreira. A chegar de mais uma viagem, vaticinou-nos, numa conversa leve e sempre bem disposta, estarem os seus colegas de equipa no melhor estado de preparação para vencerem esta prova. E assim foi: os 8000 metros foram em alta rotação.  
Os nossos resultados:
Seniores
49 º - João Lopes – 26’24
77 º - Fernando Carapelho – 30’52
V40
17 º - Armando Correia – 25’58
22 º  - Paulo Almeida – 27’21
V45
41 º  - Hélder Ramos  - 32’12

terça-feira, 8 de outubro de 2013

PARA NOSSA MEMÓRIA

João Magueta - uma vida
temperada na dureza
Os elementos da secção de atletismo do GDG - Grupo Desportivo da Gafanha - associam-se ao pesar sentido pelo falecimento do pai dos nossos técnicos e atletas Juvenal Magueta e João Carlos Magueta. Manifestam, ainda, as condolências aos restantes elementos da família, especialmente aos que tiveram a oportunidade de envergar as cores do clube, nas muitas provas em que participaram.
Sempre se empenharam em causas coletivas, como aquelas associadas ao desporto, qualidades aprendidas do pai, que receberam no exemplo de vida conquistada à custa de muitos sacrifícios, porque a satisfação pessoal só nasce depois do bem dado aos outros. O exemplo perdura.
As nossas sinceras condolências.   

Foto de Fernando Martins


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

25ª Meia-Maratona de Ovar

PELAS ESTRADAS VAREIRAS
 
Foi com uma brisa muito leve e um sol convidativo ao prazer da corrida ao ar livre, que ontem partiu para as estradas de Ovar mais uma edição da Meia Maratona, que, desde o ano passado, passou a realizar-se no domingo seguinte ao dia 5 de outubro.
O GDG marcou presença com quatro atletas, todos controlados à chegada, onde estavam presentes dois dos nossos técnicos - João Magueta e Vítor Carlos, que não puderam alinhar, por via de estarem a recuperar de lesões muito sérias e impeditivas de darem o seu concurso às nossas cores.
Fernando Carapelho ao km 20
O outro elemento da nossa equipa que não pôde correr nesta prova foi o Vasco Ladeiro, que também se encontra a fazer tratamentos à distensão do músculo fibular longo da perna, o que o tem impedido de estar na melhor forma física neste início de época. Em condições ditas normais, seria mais um elemento a ombrear com um tempo bem próximo dos alcançados pelos nossos veteranos M40-44.
 
Resultados:
 
M20-39
341º - Fernando Carapelho - 01:43:11

Paulo Almeida na linha de chegada
M40-44
35º - Armando Correia - 01:23:46
41º - Paulo Almeida - 01:25:02
 
M45-49
205º - Hélder Ramos - 01:50:37
 
Foto de Sandra Silva Ramos

 

 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

4ª CORRIDA DA RIA

A nossa equipa de atletismo esteve presente em mais uma edição da CORRIDA DA RIA, prova inscrita no calendário da Associação de Atletismo de Aveiro. Foi na bonita manhã de domingo, dia da Festa da Padroeira da Gafanha da Encarnação, com os atletas a serem saudados com uma temperatura agradável e uma brisa refrescante. 
Paulo Almeida e Armando Correia
- as nossas cores num cenário único 
O destaque vai para a prestação de Paulo Almeida, que arrecadou o 10º lugar da classificação geral, com um tempo a rondar os 28 minutos. 
Apesar de não poder contar com todos os seus atletas seniores e veteranos, alguns a contas com lesões pouco «amigas», o clube esteve representado com uma equipa de quatro elementos, todos controlados à chegada e com prestações muito dignas. É o caso de Fernando Carapelho, que fez duas provas no mesmo dia. De manhã, representou o atletismo do GDG em Águeda, na Corrida de Solidariedade - prova de estrada; e à hora do almoço já estava pronto para mais 8000 metros na baixa-mar.
 
Resultados:
10º - Paulo Almeida - VET I
16º - Armando Correia - VET I
40º - Hélder Ramos - VET I
62º - Fernando Carapelho - Sénior

Quando é radical, também lá estamos! 
As fotos de Vítor Carlos podem ser vistas na nossa página do facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.506419489447201.1073741848.421687564587061&type=3 

terça-feira, 26 de março de 2013

31º GP de Albergaria-a-Velha

Correu-se neste domingo mais uma edição do Grande Prémio de Albergaria, iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo de Campinho, com o apoio técnico da Atlética, e que conta para o Campeonato Distrital de Estrada.
Com partidas e chegadas junto às piscinas municipais, as provas tiveram início pelas 9h30 e terminaram três horas depois, com a chegada dos atletas inscritos na prova principal, definida num circuito de 5000 metros e que passou por locais de grande interesse daquela cidade.
Não fosse a instabilidade atmosférica e teríamos muito mais público a saudar a passagem dos atletas. Mesmo assim, é de registar o empenho da organização para manter os níveis de competitividade a que este Grande Prémio já nos habituou, e que de ano para ano ganha particular relevância no calendário do atletismo regional e nacional.     

Resultados

Seniores masculinos – 10000m
97º - Vítor Carlos 43’02
137º - Fernando Carapelho 46’11

Veteranos masculinos 40-44 – 10000m
63º - Paulo Almeida – 38’23
 
Veteranos masculinos 45-49 – 10000m
146º - Hélder Ramos 48’55

quarta-feira, 20 de março de 2013

9º Corta-mato de Oliveira do Bairro

A nossa equipa de atletismo esteve presente em mais uma edição desta iniciativa organizada pela ADERCUS – Associação Desportiva e Cultural da Serena, e que corresponde à última prova oficial de crosse da época.
A manhã do dia 17 assistiu à competição teve início às 9h30, com a prova para o escalão de infantis, em que a nossa equipa chegou agrupada à linha de chegada.
As inclemências da meteorologia fizeram com que a pista se apresentasse muito encharcada e enlameada, principalmente nas zonas de viragem, o que provoca assinalável quebra de passada, isto por causa de uma noite de chuva intensa, que condicionou o rendimento dos atletas presentes, mas que não arrefeceu o ânimo de luta pelos primeiros lugares.

Resultados

Paulo Almeida em luta de seniores
Benjamins femininos – 500m
6ª - Beatriz Pinheiro 2’20

Benjamins masculinos – 500m
11º - Fernando Cá 2’32
12º - Eduardo Oliveira 2’33
15º - Nuno Moreira 2’48


Infantis masculinos – 1000m
7º - Alcino Roque 5’28
8º - Diogo Madureira 5’31
10º - Frederico Mendes 5’46
11º - Tiago Gonçalves 6’05

Vítor Carlos com a meta à vista


Iniciados femininos – 2000m
17ª - Daniela Ramos 14’41

Iniciados masculinos – 2000m
12º - Rúben Gonçalves 12’01
14º - Miguel Piorro 12’58

Juvenis masculinos – 3000m
10º - Diogo Silva 18’05
11º - Leandro Rodrigues 19’07
12º - Carlos Ramos 19’10

Seniores masculinos – 9630m
55º - Vítor Carlos 45’28

Veteranos masculinos 40-44 – 9630m
6º - Paulo Almeida 38’46

Veteranos masculinos 50-54 – 9630m
5º - João Magueta 36’51

A nossa equipa foi uma das mais representadas nesta edição do corta-mato.

Fotos DR