terça-feira, 29 de outubro de 2013

21º Grande Prémio TERRA NOVA

No ponto de partida


Rafael Silva - 3º lugar - Escolas  4º ano
Voltámos a correr nas ruas da nossa cidade, depois de um curto interregno (má experiência!), em que até o sol teve as portas abertas à festa que é o atletismo. Eis o verdadeiro espírito que faz acorrer inúmeros atletas ao GP Terra Nova, destacada marca distintiva das realizações desportivas na nossa região, e que, por isso mesmo, deve manter-se no local natural onde nasceu.
Esta edição contou com mais de 800 atletas inscritos, número que se pretende maior, a avaliar pelo entusiasmo dos representantes de clubes inscritos pela primeira vez.
Ivan Fidalgo - 2º lugar - Escolas 2º ano
Com o nosso técnico João Magueta  
Um Grande Prémio que não é apenas um conjunto de corridas agendadas, mas vale muito pela criatividade levada a cabo pelas crianças, como serve de exemplo a pintura manual da viatura de acompanhamento dos atletas, para além das atividades especialmente dirigidas aos mais novos: pinturas faciais, teatro, danças e insufláveis; bem como aos adultos: rastreios de controlo de tensão arterial e sessões de ginástica aeróbica, por exemplo, o que faz do Jardim 31 de Agosto um enorme fórum de salutar convívio e encontro de gerações. O desporto assim tem muito mais valor.
 
Carlos Afonso - 2º lugar Benjamins
António Rocha, da Associação Cultural e Recreativa de Cambra (Vouzela), e Sara Pinho venceram as provas principais, corridas a muito bom ritmo, por via do percurso sempre plano.
 
Apesar das lesões que atormentam alguns atletas da nossa equipa, muito sérias e de demorada recuperação, como são os casos das de Vasco Ladeiro, João Magueta e Vítor Carlos, os nossos corredores tiveram prestações muito dignas e souberam, uma vez mais, dar o seu suor pela honra das cores do GDG. Nota para a prova do nosso atleta Juvenal Magueta, que, com um surto gripal, não ficou a ver os outros correr. A muito esforço, percorreu os 8000 metros e ainda foi capaz de uma marca de relevo no seu escalão.
 
Resultados:
 
Escolas
1º ano
20ª - Leonor Silva – 0’54
2º ano
2º - Ivan Fidalgo - str
3º ano
13ª - Lara Pereira – 6’28
4º ano
3º - Rafael Silva - 4’32
4º - Mateus Pinheiro – 4’33

Benjamins Masculinos
2º - Carlos Afonso - str

Infantis Femininos
15ª - Carina Rodrigues – 7’46
21ª - Tatiana Almeida - 8’13
22ª - Gabriela Gonçalves – 9’49
Juvenal Magueta nos metros finais
Coletiva Infantis Masculinos e Femininos
5º - 58 pontos

Seniores Masculinos
33º - Gilberto Pereira – 35’15
36º - Fernando Carapelho – 36’52

Coletiva Masculinos
11º - 176 pontos

Veteranas
6ª - Maria Graça – 40’09
9ª - Margarida Carvalho – 47’13

Veteranos Masculinos
12º - Armando Correia - 29’49
24º - Paulo Almeida - 31’32
40º - Vítor Ramos - 34’15
51º - Juvenal Magueta – 37’26
58º - Hélder Ramos – 38’21
67º - Evangelista Santos – 51’48

Fotos de Vítor Carlos e de Cristina Ramos


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

21º Grande Prémio Terra Nova

Corremos em casa
 
É já este domingo que sai para a estrada mais uma edição do GP Terra Nova, novamente no local de origem e depois do experimentalismo da última edição. Independentemente de condicionalismos de ordem secundária, presumivelmente identificados com calendários de ordem política, é bom voltarmos a ver as nossas ruas com um colorido animador e saudável.
O GDG não podia faltar. A secção de atletismo conta com 28 elementos inscritos na sua equipa, em todos os escalões, a percorrer as ruas da nossa cidade, para que todos possamos apoiar as nossas cores.    
Saiamos à rua para aplaudir os atletas, uns vindos mais de longe que outros, e, por isso, menos familiarizados com a nossa população, é certo, mas que sentem prazer por participar nesta prova marcante no calendário da Associação de Atletismo de Aveiro, dado ter já atingido a maioridade.
Podemos afirmar que é uma das pouquíssimas provas nacionais em que não há qualquer custo de inscrição, o que não lhe retira qualquer mérito organizativo, pois o fundamental é entrar na corrida pelo puro prazer. Não tem prémios monetários, também é verdade, mas isso não tem impedido de termos no nosso meio excelentes fundistas e meio-fundistas de âmbito regional, que aproveitam este primeiro domingo da chamada hora de inverno para aumentar a carga de treino de estrada, em ordem a prepararem-se para a época que vai entrado a sério.  
Uma prova aberta à participação de todos, em que o destaque vai muito para as crianças das nossas escolas e para os atletas da corrida adaptada.
O GP Terra Nova deve ser sempre realizado onde teve a sua origem. O seu espaço natural é na nossa cidade.
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

XVIII Grande Prémio Internacional “11 de outubro”

Sempre presentes

Integrado nas comemorações do feriado municipal de São João da Madeira, teve lugar mais uma edição do Grande Prémio Internacional 11 de outubro, iniciativa da responsabilidade dos trabalhadores do respetivo município. Foi no passado sábado, dia 12, em noite amena e com um aroma a castanhas assadas como convém nesta estação do ano.   
São muitas as equipas que, anualmente e de Norte a Sul, comparecem para animar as ruas da cidade, participando nesta prova que prima pela originalidade, a verificar pela aceitação generalizada que as corridas noturnas estão a ter na atualidade. Um pouco por todo o País, sucedem-se as iniciativas deste género, que, de São João da Madeira, levam a muitas outras localidades o espírito do desportista que aproveita a frescura da noite para pôr o corpo em movimento.
O GDG – Atletismo esteve presente com 5 atletas, nos escalões de seniores e veteranos, a percorrer os habituais 8000 metros, nesta edição com um percurso ligeiramente diferente. O circuito criado centrou-se nas avenidas mais próximas dos Paços do Concelho, num circuito com subidas muito prolongadas e de assinalável inclinação, excetuando o trajeto em direção ao Hospital.
O ritmo imposto pelos atletas mais cotados foi determinante para a obtenção dos melhores tempos na casa dos 20’, conforme previsões do conhecido fundista José Moreira. A chegar de mais uma viagem, vaticinou-nos, numa conversa leve e sempre bem disposta, estarem os seus colegas de equipa no melhor estado de preparação para vencerem esta prova. E assim foi: os 8000 metros foram em alta rotação.  
Os nossos resultados:
Seniores
49 º - João Lopes – 26’24
77 º - Fernando Carapelho – 30’52
V40
17 º - Armando Correia – 25’58
22 º  - Paulo Almeida – 27’21
V45
41 º  - Hélder Ramos  - 32’12

terça-feira, 8 de outubro de 2013

PARA NOSSA MEMÓRIA

João Magueta - uma vida
temperada na dureza
Os elementos da secção de atletismo do GDG - Grupo Desportivo da Gafanha - associam-se ao pesar sentido pelo falecimento do pai dos nossos técnicos e atletas Juvenal Magueta e João Carlos Magueta. Manifestam, ainda, as condolências aos restantes elementos da família, especialmente aos que tiveram a oportunidade de envergar as cores do clube, nas muitas provas em que participaram.
Sempre se empenharam em causas coletivas, como aquelas associadas ao desporto, qualidades aprendidas do pai, que receberam no exemplo de vida conquistada à custa de muitos sacrifícios, porque a satisfação pessoal só nasce depois do bem dado aos outros. O exemplo perdura.
As nossas sinceras condolências.   

Foto de Fernando Martins


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

25ª Meia-Maratona de Ovar

PELAS ESTRADAS VAREIRAS
 
Foi com uma brisa muito leve e um sol convidativo ao prazer da corrida ao ar livre, que ontem partiu para as estradas de Ovar mais uma edição da Meia Maratona, que, desde o ano passado, passou a realizar-se no domingo seguinte ao dia 5 de outubro.
O GDG marcou presença com quatro atletas, todos controlados à chegada, onde estavam presentes dois dos nossos técnicos - João Magueta e Vítor Carlos, que não puderam alinhar, por via de estarem a recuperar de lesões muito sérias e impeditivas de darem o seu concurso às nossas cores.
Fernando Carapelho ao km 20
O outro elemento da nossa equipa que não pôde correr nesta prova foi o Vasco Ladeiro, que também se encontra a fazer tratamentos à distensão do músculo fibular longo da perna, o que o tem impedido de estar na melhor forma física neste início de época. Em condições ditas normais, seria mais um elemento a ombrear com um tempo bem próximo dos alcançados pelos nossos veteranos M40-44.
 
Resultados:
 
M20-39
341º - Fernando Carapelho - 01:43:11

Paulo Almeida na linha de chegada
M40-44
35º - Armando Correia - 01:23:46
41º - Paulo Almeida - 01:25:02
 
M45-49
205º - Hélder Ramos - 01:50:37
 
Foto de Sandra Silva Ramos